A COMIDA FICOU SALGADA! TEM COMO CONSERTAR? TEM SIM! VEJA AQUI O QUE FAZER

Uma das maiores tristezas que podemos passar ao fazer uma comidinha saborosa é descobrir que, quando perguntamos: “E aí? Ficou gostoso?” e recebemos como resposta, sorrisos amarelos ou falsos elogios.

Sim, você exagerou no sal!

 


Pois é, é de partir o coração, além de nos dar a sensação de que todo esforço foi em vão. Mas se você acha que o fim desta comida é o lixo, pode ir parando por aí! Sabe por quê? Porque tem solução!

Sem desperdícios, a solução é mais simples do que você imagina. No mundo culinário, alimento sempre se salva, e não é por causa de um salzinho a mais que essa história será diferente. Existem alguns ingredientes que podem dar uma “mãozinha” nesta tarefa, ajudando a controlar a medida de sal. Afinal, errar nesta quantidade é algo beeem normal, pois nunca conseguiremos ter a noção exata de quanto aquele prato precisa para ficar saboroso — e não salgado e digno de ser comido com um copão de água do lado.

A batata pode ser uma solução poderosa!
Então levanta essa cabeça e vem ver como salvar, de maneira bem simples, aquele prato gostoso que você fez!

É batata!
Você fez um molho saboroso, uma sopa, refogado, ensopado, feijão, canja, estrogonofe ou até mesmo arroz, e descobriu que errou na mão quanto ao sal? É bem simples solucionar isso. Pegue 1 ou 2 batatas cruas — a quantidade pode variar de acordo com o tanto de comida que você está fazendo —, descasque-as e parta ao meio ou em rodelas. Em seguida, acrescente os pedaços na panela e deixe que a batata cozinhe, mas não muito. Ela irá absorver o sal em excesso, trazendo um sabor equilibrado ao prato. Depois de cozida, basta tirá-la da panela, e prontinho!

A dupla açúcar e vinagre vai te salvar
O processo aqui é bem simples também. A combinação de 1 colher (sopa) de açúcar + 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, quando adicionada ao prato salgado, podem trazer de volta a sua comida saborosa e sem aquele exagero de sal.

Outra solução? Pão.
Isso mesmo, o pão. Esta delícia que temos vontade de comer quase todos os dias! As qualidades deste alimento se estendem até na hora de salvar a sua comida. Seja aquele pão fresco ou aquele pão amanhecido, ambos podem absorver o sal em excesso no prato! Uma boa dica para adicionar na sopa, no ensopado ou no caldo.

Amido de milho diluído, sal corrigido
O amido de milho participa de diversas receitas saborosas, além de possuir várias utilidades. E quando o assunto é fazer com que uma receita fique menos salgada, diluir 1 colher (chá) de amido de milho em água pode ser uma boa solução para deixar o sal na medida certa.

Sal na tampa da panela
“Sal na tampa?” — isso mesmo! Para isso, basta tampar a panela na qual está o seu ensopado ou outro prato salgado, e, enquanto está cozinhando, colocar sobre a tampa um pouco de sal seco em forma de círculo. Isso fará com que esse sal absorva a umidade e o sal em excesso.

Limão para todas as horas
Esta fruta cítrica que dá um sabor pra lá de especial aos pratos também pode te ajudar a salvá-los. Caso seu arroz, por exemplo, esteja com sal demais, basta colocar algumas gotas de limão. Em seguida, é só tampar a panela novamente e prolongar por mais alguns minutinhos o tempo de cozimento.

Para evitar um prato salgadão, a chave do sucesso é ficar de olho no preparo mesmo! Enquanto estiver fazendo seu prato, vá adicionando o sal aos poucos e experimentando. Isso vai fazer com que você tenha uma noção se é necessário ou não acrescentar mais do condimento.

 

05/07/2017

Fonte: http://blog.tudogostoso.com.br

Comentários